quarta-feira, 29 de outubro de 2014

O Templo de Deus

A partir dessa lição teremos dois novos marcadores, que são: CONCEITOS e DOUTRINAS. Neles abordaremos assuntos específicos aos dogmas e crenças  cristãs. Podendo estar relacionado a uma lição - história Bíblica, ou não. O assunto poderá estar focado em um versículo ou assunto tema. Para iniciar gostaria de trabalhar o ensino do conceito, TEMPLO DE DEUS.

Texto: "Não sabeis vós que sois templo de Deus, e que o Espírito de Deus habita em vós? Se alguém destruir o templo de Deus, Deus o destruirá; porque o templo de Deus, que sois vós é santo" (1 Co 3.16, 17).

Desde o antigo testamento o Senhor se manifestava ao homem em ambiente diversos. No Jardim do Éden - para Adão e Eva. Ao relento - para Abraão, na sarça - para Moisés. Mas foi então a Moisés que Deus estabeleceu um lugar e um meio para se comunicar a humanidade. O Tabernáculo.


O TABERNÁCULO, era uma cabana ou tenda portátil. Isso ocorria porque o povo mudava-se todas as vezes que se faziam necessárias melhores condições de vida. O tabernáculo era desmontado e montado no lugar onde seriam a nova residência.


Ele existiu no período do Êxodo até o Rei Davi, era divido em três  partes: Átrio, Santo lugar e o Santo dos Santos, e tinha alguns utensílios: altar do holocausto e bacia no átrio; altar do incenso, mesa dos pães, castiçal no Lugar Santo; e finalmente a Arca da Aliança no Santo dos Santos.


O ministrante ou mediador era o sacerdote,
e os zeladores os levitas.


O TEMPLO, surgiu com o sentimento do Rei Davi em honrar a Deus com uma construção de alvenaria, rica e imponente. Infelizmente isso não foi possível para o Rei Davi, por causa do seu pecado,  esse sonho só foi consolidado através do seu filho Salomão.

Essa construção arquitetônica teve um alto custo, mas foi de comum acordo com o povo a sua construção, fazendo com todos se envolvessem com suas ofertas e doações! 

No novo testamento, no entanto vemos uma nova prática. Deus é adorado em Espírito e em Verdade, essa foi a fala de Jesus a mulher samaritana (Ensine a Lição). Agora pelo apóstolo Paulo, temos a orientação de que nós (pessoas) somos o Santuário de Deus!

E é dessa habitação que devemos zelar. Internamente e externamente. Ninguém gostaria de morar em uma casa suja e cheia de insetos. Assim também Deus espera de nós santidade (limpeza). O que devemos fazer para manter esse santuário limpo? Orar, louvar, ler a Bíblia, ir a igreja, se afastar daquilo que desagrada a Deus!

Anexos





Obs. Encontrei no blog da Tia Ju
sugestões para também abordar esse tema.

Um comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
free counters