domingo, 15 de dezembro de 2013

O Bom Samaritano

 

Os tempos em que Jesus andava na terra havia sempre aqueles que não gostavam dele, então o perseguiam, tentando incrimina-lo. Como não conseguiam, pois Ele era o filho de Deus e o único justo sobre a terra, procuravam então desafia-lo.


Certo dia um homem conhecedor da lei procurou Jesus. Queria saber o que fazer para herdar a vida eterna. Ele sabia que a lei  ensinava amar a Deus de todo coração, com todas as forças e amar o próximo como a si mesmo. Mesmo assim, ainda perguntou: - Quem é o meu próximo?


Então Jesus contou a história do bom samaritano: - Um homem ao viajar de Jerusalém até Jericó precisou passar por um caminho deserto. Durante a viagem, num certo lugar, foi assaltado por ladrões, que tiraram a sua roupa, roubaram o que tinha e ainda o espancaram, deixando-o quase morto.


Caído à beira do caminho, o homem ferido gemia de dor e sem poder caminhar. De repente vinha passando um sacerdote vindo do templo, servo de Deus, que, ao se aproximar negou socorro, desviando-se pelo outro lado da estrada.


Triste, com o rosto sangrando muito, estava ali abandonado. Porém, agora, um levita, empregado do sacerdote, também vinha do templo e estava passando ali. Viu que o homem ferido implorava por socorro, seguiu pelo outro lado e não o ajudou.


Sem esperança, apenas lhe restava morrer. Depois de algum tempo, um viajante estrangeiro, vindo de Samaria, montado num jumento, estava passando. O homem ferido avistou o viajante e ficou bem quieto – deitado, porque o povo de Samaria era inimigo de seu povo, e isso o deixou mais abalado ainda.


De repente ouviu uma voz dizer: - Pobre homem! Vou te ajudar. O viajante, então, se agachou, limpou o rosto do homem, pôs óleo e vinho nas suas feridas, atou panos na sua cabeça, e colocou-o no jumento. Devagar, foram andando até encontrar uma hospedaria.



O viajante cuidou do homem durante a noite. Como teve de seguir viagem na manhã seguinte, deu moedas de prata ao dono da hospedaria e lhe deu ordens para cuidar bem do homem e não o mandar embora sem estar curado. E, caso a despesa fosse além do dinheiro, na volta ia lhe restituir o restante. Este era o bom samaritano.


Então Jesus perguntou ao homem da lei: - Qual dos três você acha que foi o próximo do homem? Este respondeu: - O terceiro, o que usou de misericórdia. E Jesus falou: - Faça o mesmo!


Conheça outros títulos da coleção!
Esse é um produto da Ciranda Cultural.
(Postado com Permissão)

2 comentários:

  1. gosto muito desse blog,parabens,tudo muito lindo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Irmã Andreia Ribas...Graça e Paz! Obrigado pela visita, comentário e carinho para com o blog! Deus te abençoe!

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
free counters