segunda-feira, 30 de abril de 2012

Uma Mentira Puxa a Outra

História Educativa que ensina as crianças a falarem sempre a verdade. (figura 1)


– Por que você chegou atrasada hoje, Judite? – perguntou a professora bondosamente. Judite ficou envergonhada. Como poderia ela contar para a professora a verdade? 


(figura 2) – Um carro me cobriu de lama – disse ela com hesitação. Aí está. Já estava feito. Disse uma mentira. Mas não foi muito grande, pensou ela. Bem poderia ter acontecido realmente. – Lama? – havia um tom de surpresa na voz da professora. Então Judite caiu em si. Já fazia semanas e semanas que não chovia. 


(figura 3) – Bem, a senhora sabe, o Sr. Toninho deixou a mangueira escorrendo na rua e fez uma poça de lama – explicou Judite. “Com essa já são duas mentiras” – pensou ela. “Oh, queria tanto que a professora não fizesse mais perguntas...” – Mas seu vestido... Não está sujo de lama – ia dizendo a professora. – Tive que voltar para casa para trocar de roupa – disse Judite sem querer. E disse consigo mesma: “três mentiras!” – Mas como você conseguiu entrar em casa? “Puxa vida” – pensou Judite – “esqueci que a professora sabe que a mamãe foi hoje à cidade e não está em casa. O que vou dizer agora?” – Bem... - Judite podia ver que a professora esperava pela resposta. 


(figura 4) – Bem... sim, não fui para minha casa – disse ela, julgando-se um tanto esperta. – Fui à casa da minha prima Dulce e lhe pedi um vestido emprestado. Por isso que demorei tanto, é bem mais longe. – Vejo – replicou a professora. – Você cresceu bastante para poder vestir roupas da Dulce, não é? Judite estava quase chorando. Nada dava certo. Se tão somente não tivesse pronunciado aquela primeira mentira! E por que não havia se lembrado de que Dulce era bem gorda? – Este é um de seus vestidos mais antigos – balbuciou ela. – Dulce deve ter crescido muito depressa – disse a professora, rindo. – Este vestido está como novo! Até parece que não foi lavado nenhuma vez! Então Judite rompeu em pranto.
 

(figura 5) – Oh! É tudo mentira! – disse ela, soluçando. Estive brincando no parquinho, igual ao outro dia, mas fiquei com vergonha de que a senhora soubesse. 


(figura 6) – Minha querida Judite, eu já sabia que você estava brincando – explicou a professora. – Eu também quase cheguei tarde, e vi você... Você nunca me disse uma mentira antes, não é verdade? – É verdade, eu nunca disse uma mentira – respondeu Judite. E estou arrependida de ter mentido agora. Mas nunca pensei que teria que dizer cinco mentiras para sustentar a primeira... – Eu fiz muitas perguntas a você, querida, para que você visse o que sempre acontece com os mentirosos.



(figura 1) Uma mentira puxa outra, e logo você tem uma interminável cadeia de mentiras. É assim que acontecem, crianças. Sempre que você disser uma mentira, vai precisar dizer muitas outras para manter a primeira. As mentiras são como os elos de uma corrente: uma puxa a outra.

Peça a Jesus que o ajude a sempre falar a verdade, a jamais falar uma mentira sequer.

Essa lição foi extraída do site da 'Tia Helenita' , gratuitamente. Clique no link abaixo para baixa-la no formato doc (word). Ainda no site você pode adquiri-la em feltro e colorida.

domingo, 29 de abril de 2012

Crianças Diante do Trono

Valores Cristãos


Queridos amiguinhos! Hoje acordei com um soninho! Ai, que vontade de ficar na cama e dormir mais um pouquinho! Mas, não podia. Preciso ir a escola. Então, tomei um banho bem gostosos e um delicioso café da manhã.


Como faço todos os dias. Peguei a minha Bíblia para fazer meu devocional, que é quando entro no meu quarto e fico sozinha, conversando com meu papai do céu. Faça isso também você vai gostar! Em minha oração matutina, agradeci ao Senhor pelo Deus bondoso que Ele é, pelo seu amor, por minha família, pelos meus amigos. Olha só o versículo que eu li: "Não repreenda a um homem mais velho, mas se aconselhe com ele, como se fosse seu pai." I Timóteo 5,1


Então, pensei: um dia todos nós ficaremos velhinhos, fico tão triste quando tenho notícias de que os idosos estão sendo maltratados! E creio que Deus fica muito aborrecido, pois Ele tem um carinho especial por eles. A vovó me disse que seus olhinhos não enxergam tão bem como antes. Por isso, eu leio histórias para ela e também coloco a linha na agulha, quando ela vai costurar. Às vezes, as mãozinhas dela tremem e lá se vai sua xícara de chá, tudo derramado pelo chão... mas ajudo limpar a bagunça e coloco outro chazinho para ela. Eu amo visitar meus avós.


Os ouvidos do vovô já não ouvem tão claramente. Quando digo a ele que o amo, preciso dizer bem alto assim: - Vovô, sabia que eu te amo! Aí ele responde: - O que foi que você disse, Bia? E eu, carinhosamente, repito mais alto ainda: - Vovô, eu te amo! Ele fica tão feliz que seus olhos brilham de emoção.


Agora já anoiteceu... a cara redonda da lua no céu e as estrelas cintilantes indicam que já está na hora de dormir. Eu faço uma oração e peço ao Papai do céu para abençoar todas as pessoas idosas deste mundo. Quem faz maldade com os idosos não pode dizer que ama a Deus. Peço a Deus que as pessoas sejam pacientes, carinhosas e compreensivas com os mais velhos. Que amem os idosos, porque Jesus nos ensinou a amar ao próximo como amamos a nós mesmos.



Virtudes


Shalom, amiguinho! Em tempos de tanta violência e maldade, muito se ouve falar sobre a paz.


Algumas pessoas formam grupos e se reúnem para discutir sobre o tema. Outras fazem caminhadas e levantam uma bandeira branca em busca da paz.


Tudo isso é muito bonito, mas para encontrar a verdadeira paz é preciso ir à fonte que é Jesus - O Príncipe da Paz! O apóstolo Paulo diz na carta dirigida aos Filipenses que Jesus é a paz que ultrapassa a todo  o entendimento, ou seja, é uma paz diferente, que vai além da nossa compreensão.


É a paz que começa dentro do nosso coração. Ao morrer na cruz, Jesus nos deixou essa paz que traz tranquilidade à nossa alma e alegria ao nosso coração.


"Deixo-lhes a Paz; a Minha Paz lhes dou. Não a dou como o mundo a dá. Não se perturbe o seu coração, nem tenham medo." João 14.27



Esse material é um lançamento da...

Obs. Você pode encontrar esse material em dois formatos: Maleta com 8 livros pequenos e um CD; ou num formato maior, tipo revista, sendo de uma qualidade melhor de impressão, só que comprados de forma avulsa. Cada revista vem com duas lições ou dois temas!

sexta-feira, 27 de abril de 2012

Oração

Oração / Mateus 6.5-14


5 —Quando vocês orarem, não sejam como os hipócritas. Eles gostam de orar de pé nas sinagogas e nas esquinas das ruas para serem vistos pelos outros. Eu afirmo a vocês que isto é verdade: eles já receberam a sua recompensa. 6 Mas você, quando orar, vá para o seu quarto, feche a porta e ore ao seu Pai, que não pode ser visto. E o seu Pai, que vê o que você faz em segredo, lhe dará a recompensa.


7 —Nas suas orações, não fiquem repetindo o que vocês já disseram, como fazem os pagãos. Eles pensam que Deus os ouvirá porque fazem orações compridas. 8 Não sejam como eles, pois, antes de vocês pedirem, o Pai de vocês já sabe o que vocês precisam.


9 Portanto, orem assim: “Pai nosso, que estás no céu, que todos reconheçam que o teu nome é santo. 10 Venha o teu Reino. Que a tua vontade seja feita aqui na terra como é feita no céu! 11 Dá-nos hoje o alimento que precisamos.


12 Perdoa as nossas ofensas como também nós perdoamos as pessoas que nos ofenderam. 13 E não deixes que sejamos tentados, mas livra-nos do mal. Pois teu é o Reino, o poder e a glória, para sempre. Amém! ” 14 —Porque, se vocês perdoarem as pessoas que ofenderem vocês, o Pai de vocês, que está no céu, também perdoará vocês. 15 Mas, se não perdoarem essas pessoas, o Pai de vocês também não perdoará as ofensas de vocês.







quarta-feira, 25 de abril de 2012

Pentecoste


Vamos ler uma história hoje?
Pode ser a história do pentecoste?
Boa! Eu gosto desta!


 Jesus havia ressuscitado num domingo de páscoa. Tinha sido uma surpresa para todos quando bem cedo foram ao túmulo e o encontraram vazio. Mais tarde Maria Madalena vem correndo em direção dos discípulos gritando: Eu vi o Senhor! Eu vi Jesus e ele me disse que está voltando para o Deus Pai.


 Ao cair da tarde daquele mesmo dia, os discípulos se reuniram a sete chaves, porque tinham medo dos judeus. de repente Jesus se pôs no meio deles e disse: -A paz seja com vocês. Em seguida mostro-lhes as mãos e o lado que havia sido ferido. os discípulos estavam muito alegres.


 Em seguida Jesus retornou a conversa dizendo: -Assim como o Pai me enviou eu vos envio. Em seguida soprou sobre eles e disse: -Recebam o espírito Santo. aguardem, pois eu vou embora, mas mandarei o Espírito Santo no meu lugar, que viverá em vocês.


 Jesus vivei com eles por mais quarenta dias. Em certa ocasião, quando comia com eles, disse: -Não saiam de Jerusalém, mas esperem pela promessa de meu pai, da qual lhes falei. Pois João batizou com água, mas dentro de poucos dias vocês serão batizados pelo Espírito Santo. (Atos .3-5)


 50 dias após o sábado da páscoa os judeus costumavam se reunir para festejar à Festa das Semanas ou Festa dos primeiros frutos.Era dia de primícia, o primeiro dia da semana. Todos os discípulos estavam reunidos. De repente veio um som, como de um vento muito forte, e encheu toda a casa.


 Em seguida viram como que línguas de fogo que se separavam e pousavam sobre a cabeça de cada um deles. todos ficaram cheios do Espírito Santo e começaram a falar em outras línguas. Era o Espírito Santo que os capacitava a falar assim, em línguas estranhas.


 Do lado de fora da casa havia judeus que vieram de todas as regiões, para a Festa das Semanas. Eles tinham escutado o som de vento e curiosos vieram para ver o que se passava. O que mais eles estranharam, é que os discípulos falavam a língua nativa deles, no dialeto da região em que moravam.


 Tinham judeus de muitos lugares: da Índia; da Pérsia; da Mesopotâmia; Judéia; Capadócia; Ponto; Frígia; Panfília; Egito; Líbia e Roma; etc. Cada um deles os escutava falar na sua própria língua nativa. Eles se perguntavam entre si: -Não são estes homens galileus? Como falam de Deus na nossa língua?


 Atônitos e perplexos se perguntavam: -O que significa isso? Alguns porém zombavam e riam: -Acho que eles beberam muito vinho e estão bêbados, e não falam coisa com coisa.


 Então Pedro levantou-se e tomou a palavra: -Atenção, atenção todos, estes homens não estão bêbados como alguns de vocês estão pensando. Ainda é cedo, são apenas nove horas da manhã. O que aconteceu a estes homens foi profetizado pelo profeta Joel.


 Joel preve: -Nos últimos dias, diz Deus: -Derramarei do meu Espírito sobre todos os povos. O seus filhos e as suas filhas, profetizarão, os jovens terão visões e os velhos terão sonhos. Derramarei do meu Espírito sobre os meus servos, mostrarei maravilhas nos céus e sinais na Terra.


 -Ouçam Israelitas: -Jesus de Nazaré foi um homem aprovado por Deus e isto foi confirmado através de milagres, maravilhas e sinais. Homens perversos o mataram na cruz. Mas Deus o ressuscitou dos mortos, porque Deus é mais forte que a morte.


 -Fiquem certos, israelitas, que deste Jesus Deus o fez Senhor e Cristo. Arrependam-se, e cada um de vocês seja batizado em nome de Jesus. Seus pecados serão perdoados e recebam o dom do Espírito Santo. Os que creram e se arrependeram naquele dia foram quase 3000 pessoas.


 No Pentecostes Deus presenteou a igreja que estava nascendo. Mandou o Espírito Santo para ajudar a guiar a sua igreja. Estaria presente em cada oração que cressem em Jesus. com sua presença trans formariam vidas e com seus dons e milagres conquistariam o mundo para Deus.


Da o que pensar, né?
Sim, Jesus é maravilhoso!
Amanhã tem mais! 



Texto: Hialmar d'Haese
Ilustração: Adriano Pinheiro
ARCO - Arte e Comunicação | Mig e Meg
(55) - 41 3027-4402 / 11 2626-4402
(55) - 41 3272-3103 / 21 3005-4402

Você pode baixar essa e outras histórias
em slides ( Power Point) acesse:


                


(*Postado com Permissão)
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
free counters