quarta-feira, 24 de outubro de 2012

José

Jacó vai para o Egito
Gênesis 46 (Parte X)


1 PASSANDO DAS palavras à ação, Israel partiu com tudo o que tinha. Parou primeiro em Berseba. Ali apresentou ofertas queimadas ao Deus do seu pai Isaque. 2 Ainda em Berseba, Deus falou de noite com Israel, por meio de visões. Disse Deus: "Jacó! Jacó! " Ele respondeu: "Eis-me aqui. " 3 Disse Deus: "Eu sou Deus, o Deus do seu pai. Não tenha medo de ir para o Egito, porque lá mesmo eu vou fazer de você uma grande nação. 4 Estarei com você na viagem de ida e na viagem de volta, porque chegará o dia em que farei os seus descendentes saírem de lá. E você vai ter este consolo: A mão de José fechará os seus olhos. " 5 Então Jacó deixou Berseba. E os filhos de Israel levaram o pai, os filhos e as mulheres deles, nas carruagens mandadas por Faraó. 6 Não ficou nada, nem ninguém, da família de Jacó em Canaã. Foram todos os membros da família para o Egito. E também o gado e todos os bens que Israel tinha conseguido em Canaã. 26 Quer dizer que os descendentes de Jacó, que foram com ele para o Egito, somavam sessenta e seis pessoas. Isto sem contar as mulheres dos filhos e dos netos de Jacó. 27 Os filhos de José, que nasceram no Egito, eram dois. Assim, somando todas as pessoas da família de Jacó, que foram para o Egito, eram setenta. 28 Jacó mandou Judá na frente, para avisar que estavam a caminho para Gósen. Assim Judá pôde guiar a caravana para Gósen, e lá chegaram eles são e salvos. 


29 José mandou preparar uma carruagem, e foi visitar o pai em Gósen. Quando se encontraram, José se lançou ao pescoço de Israel, e chorou. E ficou muito tempo assim, abraçado ao pai e chorando. 30 Israel disse a José: "Agora posso morrer tranqüilo, pois vi você! Encontrei vivo o meu filho! " 31 José falou com os irmãos e com toda a família de Israel. Disse ele: "Vou falar com Faraó. Vou dizer isto a ele: Os meus irmãos e toda a família do meu pai vieram de Canaã para cá.


32 Eles trabalham como pastores e criadores de gado. Trouxeram para o Egito os rebanhos, o gado e tudo quanto têm. 33 "Agora, atenção! Quando Faraó perguntar qual é a profissão de vocês, 34 respondam assim: Estes seus servidores trabalham como vaqueiros desde pequenos. Esse era o trabalho dos nossos antepassados, e continua sendo o nosso. "Falando isso, Faraó deixará vocês morarem na região de Gósen - terra própria para o gado, e um tanto isolada da população do Egito. "Porque o serviço de vaqueiro e de pastor causa vergonha e desprezo aos egípcios.

Manassés e Efraim
Gênesis 48
1 NÃO MUITO tempo depois, disseram a José que o pai dele estava doente. José foi com seus dois filhos, Manassés e Efraim, visitar o pai. 2 Avisaram Jacó: "O seu filho José está aí. Ele quer ver você. " Com muito esforço, Jacó pôde ficar sentado na cama, para receber melhor o filho. 3 Depois das saudações, Jacó disse a José: "O Deus Todo-poderoso apareceu a mim na região da cidade de Luz - que é Betel - na terra de Canaã. Ele me abençoou e disse: 4 "Farei com que você tenha muitos filhos, e que os seus descendentes se multipliquem. Farei com que eles venham a formar muitos povos. Além disso, vou fazer com que os seus descendentes fiquem sendo os legitimas donos deste território, e para sempre! 5 "Agora, escute bem, José. Os dois filhos seus, Manassés e Efraim, que nasceram neste país, passam a ser meus. Tão meus como Rúben, Simeão e qualquer dos outros! Eles serão conhecidos como filhos de Israel. 6 Os outros filhos que você tiver serão seus. Algum deles dará nome ao povo que descender de você. 7 "Quanto sofri quando Raquel morreu! " continuou Jacó. "Vínhamos vindo de Padã para Efrata - que é Belém quando morreu. Faltava pouco para chegarmos a Efrata. Tive de enterrar sua mãe. Raquel ali mesmo, à beira da estrada de Belém. " 8 No meio dessas recordações, Jacó notou de repente a presença dos filhos de José. Perguntou quem eram. 9 "São os filhos que Deus me deu neste país, " respondeu José. "Traga os dois aqui, perto de mim, " disse Israel. "Quero abençoar os seus filhos. "


10 Jacó estava quase cego, por causa da velhice. Enxergava muito mal. José fez os filhos ficarem bem perto do avô deles. Israel beijou e abraçou os netos. 11 Disse Jacó a José: "Eu não tinha mais esperança de ver você, e veja isto! Deus me fez ver você e os seus filhos! 12 Depois José afastou de Israel os dois filhos, e ficou inclinado diante do pai, com o rosto em terra. 13 Depois deu a mão direita a Efraim e a esquerda a Manassés. Os três ficaram de frente para Israel, e bem perto dele. Manassés estava à direita e Efraim à esquerda do avô. 14 Mas Israel pôs a mão direita sobre a cabeça de Efraim, e a mão esquerda sobre a cabeça de Manassés. Para fazer isso, precisou cruzar os braços. Assim, Israel deu a Efraim - mais novo - a bênção que normalmente caberia a Manassés mais velho. 15 Israel abençoou José, nas pessoas dos filhos dele. Disse ele: "Deus - o Deus diante de quem andaram os meus pais Abraão e Isaque. Sim, o Deus que me sustentou durante a vida inteira, até hoje 16 - o Anjo que me tem livrado de todo mal - abençoe estes rapazes. Que eles sejam chamados pelo meu nome, e pelo nome dos meus pais Abraão e Isaque. E que os descendentes deles venham a ser uma verdadeira multidão na terra. " 17 José viu o pai colocar a mão direita sobre a cabeça de Efraim, e não gostou. Pegou a mão do pai, querendo mudá-la para a cabeça de Manassés. 18 Enquanto fazia isso, disse José: "Assim não, pai. O filho mais velho é este. Ponha a mão direita sobre a cabeça dele. " 19 Mas Israel não aceitou isto. Disse ele: "Eu sei, meu filho, eu sei. Os descendentes de Manassés formarão um grande povo. Mas os de Efraim formarão um povo maior ainda. Muitas nações serão formadas por eles. " 20 Continuando a pronunciar a bênção, disse Jacó: "Vocês servirão de modelo para a bênção que darei a outros. Pensando em vocês, o povo de Israel abençoará outros dizendo: Deus faça a você o que fez a Efraim e a Manassés.  Ainda aí Jacó pôs o nome de Efraim na frente do nome de Manassés

A morte de Jacó
Gênesis 49
28 Aí estão citadas as doze tribos de Israel. E aí está registrado o que o pai delas falou. Deu a cada um a bênção própria. 29 Depois Israel deu aos filhos estas instruções; "Vou morrer logo - e vou ficar junto com o meu povo, que foi antes de mim. Vocês devem enterrar os meus restos mortais na caverna do campo do heteu Efrom. Lã onde foram enterrados os meus pais 33 Logo depois de ter dado essas ordens e instruções aos filhos, Jacó morreu. Simplesmente encolheu os pés na cama, e morreu. E se juntou ao povo dele.


Gênesis 50
1 JOSÉ SE LANÇOU sobre o pai, beijou o rosto dele, e ali ficou chorando. 2 Ele tinha criados que eram médicos. Mandou embalsamar o corpo de Israel. Os médicos obedeceram. 3 O processo de embalsamamento durou quarenta dias - que era o prazo normal para isso. Os egípcios fizeram luto de setenta dias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
free counters