segunda-feira, 30 de abril de 2012

Uma Mentira Puxa a Outra

História Educativa que ensina as crianças a falarem sempre a verdade. (figura 1)


– Por que você chegou atrasada hoje, Judite? – perguntou a professora bondosamente. Judite ficou envergonhada. Como poderia ela contar para a professora a verdade? 


(figura 2) – Um carro me cobriu de lama – disse ela com hesitação. Aí está. Já estava feito. Disse uma mentira. Mas não foi muito grande, pensou ela. Bem poderia ter acontecido realmente. – Lama? – havia um tom de surpresa na voz da professora. Então Judite caiu em si. Já fazia semanas e semanas que não chovia. 


(figura 3) – Bem, a senhora sabe, o Sr. Toninho deixou a mangueira escorrendo na rua e fez uma poça de lama – explicou Judite. “Com essa já são duas mentiras” – pensou ela. “Oh, queria tanto que a professora não fizesse mais perguntas...” – Mas seu vestido... Não está sujo de lama – ia dizendo a professora. – Tive que voltar para casa para trocar de roupa – disse Judite sem querer. E disse consigo mesma: “três mentiras!” – Mas como você conseguiu entrar em casa? “Puxa vida” – pensou Judite – “esqueci que a professora sabe que a mamãe foi hoje à cidade e não está em casa. O que vou dizer agora?” – Bem... - Judite podia ver que a professora esperava pela resposta. 


(figura 4) – Bem... sim, não fui para minha casa – disse ela, julgando-se um tanto esperta. – Fui à casa da minha prima Dulce e lhe pedi um vestido emprestado. Por isso que demorei tanto, é bem mais longe. – Vejo – replicou a professora. – Você cresceu bastante para poder vestir roupas da Dulce, não é? Judite estava quase chorando. Nada dava certo. Se tão somente não tivesse pronunciado aquela primeira mentira! E por que não havia se lembrado de que Dulce era bem gorda? – Este é um de seus vestidos mais antigos – balbuciou ela. – Dulce deve ter crescido muito depressa – disse a professora, rindo. – Este vestido está como novo! Até parece que não foi lavado nenhuma vez! Então Judite rompeu em pranto.
 

(figura 5) – Oh! É tudo mentira! – disse ela, soluçando. Estive brincando no parquinho, igual ao outro dia, mas fiquei com vergonha de que a senhora soubesse. 


(figura 6) – Minha querida Judite, eu já sabia que você estava brincando – explicou a professora. – Eu também quase cheguei tarde, e vi você... Você nunca me disse uma mentira antes, não é verdade? – É verdade, eu nunca disse uma mentira – respondeu Judite. E estou arrependida de ter mentido agora. Mas nunca pensei que teria que dizer cinco mentiras para sustentar a primeira... – Eu fiz muitas perguntas a você, querida, para que você visse o que sempre acontece com os mentirosos.



(figura 1) Uma mentira puxa outra, e logo você tem uma interminável cadeia de mentiras. É assim que acontecem, crianças. Sempre que você disser uma mentira, vai precisar dizer muitas outras para manter a primeira. As mentiras são como os elos de uma corrente: uma puxa a outra.

Peça a Jesus que o ajude a sempre falar a verdade, a jamais falar uma mentira sequer.

Essa lição foi extraída do site da 'Tia Helenita' , gratuitamente. Clique no link abaixo para baixa-la no formato doc (word). Ainda no site você pode adquiri-la em feltro e colorida.

4 comentários:

  1. Era a ilustração que me faltava para minha lição de hoje!!! Obrigada... adorei

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Essa lição tem em nossa loja! Em feltro! A lição como está foi permitida ser compartilhada assim, apenas para colorir!

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
free counters