terça-feira, 10 de abril de 2012

Paulo (Lição 4)

O concílio em Jerusalém

Série: 'O Ministério do Apóstolo Paulo!'
Para Memorizar: "Todo aquele que nEle crê, não será confundido!" Romanos 10.11 Texto: Atos 15.1-21

Objetivos: Mostrar aos alunos que Deus não faz acepção de pessoas e que é pecado discriminar; Ensinar que a salvação é pela fé, por meio da graça de Deus, e não por obediência a algum ritual; Incentivar a santificação.


1 Alguns homens foram da região da Judéia para a cidade de Antioquia e começaram a ensinar aos irmãos que eles não poderiam ser salvos se não fossem circuncidados, como manda a Lei de Moisés.  2 Paulo e Barnabé não concordaram e tiveram uma discussão muito forte com eles a respeito disso. Aí foi resolvido que Paulo e Barnabé e mais alguns irmãos fossem para Jerusalém, a fim de estudar esse assunto com os apóstolos e os presbíteros da igreja.


3 Então a igreja de Antioquia mandou que eles fossem. Eles passaram pelas regiões da Fenícia e da Samaria, contando como os não-judeus estavam se convertendo a Deus. E todos os irmãos ficaram muito alegres com essa notícia. 4 Quando chegaram a Jerusalém, foram recebidos pela igreja, pelos apóstolos e pelos presbíteros e lhes contaram tudo o que Deus havia feito por meio deles. 5 Mas alguns membros do partido dos fariseus que também haviam crido se levantaram e disseram: —Os não-judeus têm de ser circuncidados e têm de obedecer à Lei de Moisés.


6 Então os apóstolos e os presbíteros se reuniram para estudar o assunto. 7 Depois de muita discussão, Pedro se levantou e disse: —Meus irmãos, vocês sabem que há muito tempo Deus me escolheu entre vocês para anunciar o evangelho aos não-judeus a fim de que eles pudessem ouvir e crer. 8 E Deus, que conhece o coração de todos, mostrou que aceita os não-judeus, pois deu o Espírito Santo também a eles, assim como tinha dado a nós. 9 "Deus não fez nenhuma diferença entre nós e eles; ele perdoou os pecados deles porque eles creram." 10 Então por que é que vocês estão querendo pôr Deus à prova, colocando uma carga nas costas dos que agora estão crendo? E essa carga nem nós nem os nossos antepassados pudemos carregar. 11 Pelo contrário, por meio da graça do Senhor Jesus, nós, judeus, cremos e somos salvos do mesmo modo que os não-judeus. 12 Então todos os que estavam ali ficaram calados e escutaram Barnabé e Paulo contarem todos os milagres e maravilhas que Deus tinha feito por meio deles entre os não-judeus.


13 Quando eles terminaram de falar, Tiago disse: —Meus irmãos, escutem! 14 Simão acabou de explicar como Deus primeiro mostrou o seu cuidado pelos não-judeus, escolhendo do meio deles um povo que seria dele. 15 As palavras dos profetas estão bem de acordo com isso, pois as Escrituras Sagradas dizem: 16 “Depois disso eu voltarei—diz o Senhor—e construirei de novo o reino de Davi, que é como uma casa que caiu. Juntarei de novo os pedaços dela e tornarei a levantá-la. 17 Assim todas as outras pessoas, todos os outros povos que eu chamei para serem meus, vão procurar conhecer o Senhor. Assim diz o Senhor, 18 que anunciou essas coisas desde os tempos antigos. ”


19 E Tiago continuou: —A minha opinião é esta: eu acho que não devemos atrapalhar os não-judeus que estão se convertendo a Deus. 20 Penso que devemos escrever a eles uma carta, dizendo que não comam a carne de animais que foram oferecidos em sacrifício aos ídolos, que não pratiquem imoralidade sexual, que não comam a carne de nenhum animal que tenha sido estrangulado e que não comam sangue. 21 Pois, desde os tempos antigos, a Lei de Moisés tem sido lida todos os sábados nas sinagogas, e as suas palavras são anunciadas em todas as cidades. Texto extraído da BLH.

Atividades






4 comentários:

  1. ótima história e lições!! passando aqui para lhe desejar uma mui abençoada semana bjsss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Elisângela... Obrigado! Boa semana para você também! Faz tempo que quero organizar uma série sobre Paulo, o apóstolo e só agora consegui concluir! Ufa! Sua vida e seu chamado influencia a igreja até os dias de hoje e praticamente e ensinado mais sobre sua conversão. Então recuperei essas antigas lições permitindo que esse assunto esteja ainda em evidência, pelo menos aqui nesse humilde espaço. Deus te abençoe!

      Excluir
  2. queria uma lição sobre corinto que não estou achando e tenho o projeto da igreja(pequeno missionario) sobre isso
    que cada grupo de 2 (ou seja dupla) tem que fazer uma apresentação para a igreja toda sobre uma cidade que paulo passou e eu fiquei com corinto

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Achilla... Graça e Paz! Me perdoe, queria muito lhe ajudar, mas não foi possível. Procurei a lição de Paulo em Corinto e não achei. Foi difícil conseguir e disponibizar a coleção com essas 13 lições! Estou organizando outra e esta também não tem de Paulo em Corinto, infelizmente! A CPAD vendia uma 'Bíblia' sobre o apóstolo Paulo. VC pode estar tentando ver com alguém! Mais uma vez peço desculpas. Fique com Deus e boa sorte!

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
free counters