quinta-feira, 9 de junho de 2011

O Tabernáculo























Moisés comunica ao povo que Deus manda trazer ofertas para a construção do tabernáculo. Êxodo 25.1-9


Orientações gerais Êxodo capítulo 25 ao 30.

Tabernáculo

Significa do grego, habitação.

Outros títulos – Santuário; Tenda; Tenda do Testemunho; Tenda da Revelação; Casa de Deus; Templo do senhor.

O Tabernáculo formava um paralelogramo de 14 m de comprimento por 6 m de largura e 6 m de altura, aproximadamente, com entrada pelo lado do oriente. O átrio media 25 m de comprimento por 10 m de largura e 3 m de altura, aproximadamente. A parte traseira e os dois lados eram feitos com 48 tábuas e intercalados por 20 colunas de cada lado e 10 nos fundos, das quais, duas formavam os ângulos, todas cobertas de ouro. As tábuas apoiavam-se em bases de prata. Ex 26.15-30.

È um tipo de Cristo.

1)È o lugar onde Deus encontra o pecador.
Êxodo 25.22; II Coríntios 5.19;
2)È o lugar onde Deus se revela ao pecador.
Êxodo 29.43-46; João 14.7-10;
3)É o lugar onde Deus habita com os pecadores. Êxodo 25.8; 29.45-46; João 14.23;
4)É o lugar onde Deus fala com o pecador.
Êxodo 29.45; Levítico 1.1; João 1.1; Hebreus 1.1-2;
5)É o lugar onde Deus recebe o pecador.
Levítico 1.4; Efésios 1.6;
6)È o lugar onde Deus perdoa o pecador.
Levítico 4.20,26, 31,35;
7)É o lugar onde Deus recebe a oferta do pecador. Êxodo 23.15; Hebreus 13.15

Era dividido em 3 partes:

1)Átrio; 2)Santo (Lugar Santo) e 3)Santo dos Santos (Santíssimo)

Peças

1)Altar (madeira coberta de bronze) Oferta e fé – salvação pelo sacrifício de Cristo;
2)Pia – lavatório (bronze) purificação – água a palavra de Deus – purificação pelo sangue de Cristo;
3)Mesa dos Pães (madeira coberta de ouro – 12 pães sobre a mesa – 12 filhos de Jacó – Israel – sustento e união da família) – Cristo cuida dos seus;
4)Castiçal (ouro maciço) – luz – (haste central – crentes hastes laterais) – Cristo Jesus a luz do mundo
– o cristão deve ser luz;
5)Altar do Incenso (madeira coberta de ouro) Caridade – serviço – oração – autoridade – sofrimento de Cristo;
6)A Arca (madeira coberta de Ouro) presença de Deus/Cristo – santidade – dentro da arca continha as tábuas da lei, a vara de Arão e o maná – obediência, ressurreição e frutificação, alimento espiritual.

As Cortinas

Eram várias as cortinas que fechavam, cobriam e faziam divisão no tabernáculo. Do átrio para a entrada do tabernáculo (Santo) haviam cortinas e do Santo para o Santíssimo, também. Este último era chamado de véu. Nas laterais haviam cortinas de linho retorcido na cor púrpura, escarlata, linho cru e branco. E por cima havia uma cobertura de cortinas de peles de animais marinhos (parte externa), carneiro e pelos de cabra (por baixo). As cortinas ocultavam as riquezas internas do tabernáculo. Isso nos fala da riqueza interior de Cristo e do cristão. As cortinas nos indica o revestimento da justiça de Deus. Na parte interna eram desenhados querubins para decora-la, anjo com cabeça de leão, de homem e de águia.

O Sacerdote

Intercede pelo povo a Deus.
(bondoso, misericordioso, passivo, espiritual)

Unção - Levítico 8

1)Arão é lavado - Hebreus 2.11;
João 17.19, Isaías 52.11
2)Arão é consagrado Mateus - 3.13-17; Lucas 4.18
3)Seus filhos são santificados -  Marcos 4.24; Lucas 8.13; Mateus 13.9; Apocalipse 2.7; Efésios 1.13-14

Roupas - Êxodo 28

1)Túnica de Linho Fino – Pureza;
2)Cinto de Linho Fino – serviço/servo;
3)Manto (azul – celestial) bom caráter, justiça e juízo;
4)O Éfode (colete) – ouro maciço – natureza
divina de Jesus – Deus/Homem;
5)Peitoral (saco com doze pedras externas e dentro dois objetos – tribos de Israel/luz e perfeição) Jesus nos carrega junto ao seu coração – bom testemunho – devoção – regeneração – sustento - força.
6)Mitra (linho fino) enrolada na cabeça
– espécie de lenço – obediência;
7)Lâmina de ouro (ficava fixado na mitra) Nela estava escrito ‘Santidade ao Senhor’ – Deus é Santo – santidade do povo.

Ofertas

1)Holocausto – ‘O que ascende ou sobe’ – queimado – boi, ovelha, cabra, pombo – novo sem defeito – sacrifício de
Cristo - pelo pecado;
2)Manjares – sem sangue – flor de farinha – caráter de Cristo;
3)Pacífica – gratidão


Obs.: Organizei essa postagem pelo valor espiritual que há nos símbolos e liturgia, assunto muito próprio para crianças de 8 a 10 anos. E que Deus inspire a cada um que fizer uso dessa lição! Mãos a obra.

3 comentários:

  1. O povo de Israel quando saiu do Egito no deserto, se afastou do Criador,e o Criador os abandonou para que servissem ao exército do céu; O Criador não ordenou nada sobre holocausto e sacrifício nem mandou construir
    a tenda( tabernáculo ) nem a arca com as imagens de 2 anjos; Quem ordenou isso tudo foi o exército do céu;conforme está escrito nos Profetas:
    JEREMIAS 7
    1 Assim diz o SENHOR dos Exércitos, o Deus de Israel: Ajuntai os vossos holocaustos aos vossos sacrifícios, e comei carne.
    22 Porque nunca falei a vossos pais, no dia em que os tirei da terra do Egito, nem lhes ordenei coisa alguma acerca de holocaustos ou sacrifícios.
    23 Mas isto lhes ordenei, dizendo: Dai ouvidos à minha voz, e eu serei o vosso Deus, e vós sereis o meu povo; e andai em todo o caminho que eu vos mandar, para que vos vá bem.
    ATOS 7
    41 E naqueles dias fizeram o bezerro, e ofereceram sacrifícios ao ídolo, e se alegraram nas obras das suas mãos.
    42 Mas O CRIADOR se afastou, e os abandonou a que servissem ao exército do céu, como está escrito no livro dos profetas: Porventura me oferecestes vítimas e sacrifícios No deserto por quarenta anos, ó casa de
    Israel?
    43 Antes tomastes o tabernáculo de Moloque, E a estrela do vosso deus Renfã, Figuras que vós fizestes para as adorar. Transportar-vos-ei, pois, para além da Babilônia.
    AMÓS 5
    21 Odeio, desprezo as vossas festas, e as vossas assembléias solenes não me exalarão bom cheiro.
    22 E ainda que me ofereçais holocaustos, ofertas de alimentos, não me agradarei delas; nem atentarei para as ofertas pacíficas de vossos animais gordos.
    23 Afasta de mim o BARULHO dos teus cânticos; porque não ouvirei as melodias das tuas violas.
    24 Corra, porém, o juízo como as águas, e a justiça como o ribeiro impetuoso.
    25 Oferecestes-me vós sacrifícios e oblações no deserto por quarenta anos, ó casa de Israel?
    26 Antes levastes a tenda de vosso Moloque, e a estátua das vossas imagens, a estrela do vosso deus, que fizestes para vós mesmos.
    ISAÍAS 66
    1 ASSIM diz o SENHOR: O céu é o meu trono, e a terra o escabelo dos meus pés; que casa me edificaríeis vós? E qual seria o lugar do meu descanso?
    2 Porque a minha mão fez todas estas coisas, e assim todas elas foram feitas, diz o SENHOR; mas para esse olharei, para o pobre e abatido de espírito, e que treme da minha palavra.
    3 Quem mata um boi é como o que tira a vida a um homem; quem sacrifica um cordeiro é como o que degola um cão; quem oferece uma oblação é como o que oferece sangue de porco; quem queima incenso em memorial é como o que bendiz a um ídolo; também estes escolhem os seus próprios caminhos, e a sua alma se deleita nas suas
    abominações.
    4 Também eu escolherei as suas calamidades, farei vir sobre eles os seus temores; porquanto clamei e ninguém respondeu, falei e não escutaram; mas fizeram o que era mau aos meus olhos, e escolheram aquilo em que eu não tinha prazer

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sérgio ... agradeço seu comentário e a expressão de sua opinião, que eu respeito muito. Não sei qual é o seu segmento religioso, mas os textos aqui citados não se aplicam ao que você quer dizer.

      O profeta Jeremias (antigo testamento) não desfaz do Tabernáculo ordenado por Deus através de Moisés, ele exorta o povo por fazer sacrifícios vãos sem obediência ao Criador. Não era esse o propósito. Nem ficar fazendo imolações. O foco era a obediência, amor e gratidão,

      Infelizmente o povo mesmo indo ao tabernáculo, faziam adorações particulares e oculta a outros deuses, que é abominável para Jeová. E agiam sem misericórdia. Leia todo o contexto.

      Em Amós reforça a mesma ideia, não se pode adorar a Deus com louvores, rituais ou seja o que for, sem um coração verdadeiramente voltado a Ele e temente. A adoração tem que ser sincera e pura. Se assim não ocorrer nada que façamos (rituais) santificará nossa adoração.

      Em Isaías temos um paralelo, que faz alguns dos sacrifícios como os citados, com um coração pecaminoso e afastado de Deus e como se ele tivesse feito outras ações. Que com certeza traria pavor a qualquer um. Veja a expressão matar um boi é como tirar a vida de um homem...o profeta quis dizer: fazer o sacrifício sem santidade, se torna uma abominação. Não é no sentido literal. O profeta não está indo contra o sacrifício, mas contra as atitudes pecaminosas da época.

      Pra concluir em Atos (novo testamento) o texto fala sobre a pregação do mártir Estevão, o propósito do tabernáculo já havia se cumprido em Cristo, então ele fala a religiosos, sobre o verdadeiro propósito de Deus, que é habitar nossas vidas, quando temos uma vivência de acordo com seus mandamentos. Não adiantava eles serem religiosos mas não cumprirem a misericórdia, amor ao próximo, perdão, e outros mandamentos. Deus os julgaria com justiça.

      Demorou muitos anos para que o povo de Israel fosse liberto da idolatria e outros pecados. É ainda assim nos dias de hoje. Deus tem a sua 'lei' , importa sermos obedientes em amor, e não para nossa vaidade.

      Espero que volte aqui e que possamos ter tido um bom diálogo. Talvez não mudará nossas opiniões. Mas com certeza fortificará o nosso conhecimento e respeito.

      Grato. Fausto

      Excluir
    2. Parabens pelo texto.
      Que o Senhor continue abenando sua vida

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
free counters